Páginas

domingo, 16 de março de 2008

Guia para conversar com motociclistas

Nelson Teixeira (Os Selvagens MC)



Há muito muito tempo atrás, não em uma galáxia distante, mas em uma outra região planetária, mais ou menos quando os animais ainda falavam eu comecei a andar de moto. Foi mais ou menos 1 petasegundo depois desse maravilhoso acontecimento que começou a encheção.

Então eu quero fazer uma lista direcionada aos “bem-intencionados” de plantão que tanto se preocupam com a integridade física dos motociclistas.

Antes de dizer qualquer das frases abaixo a um motociclista, especialmente a um velho motociclista, por favor, leia a resposta aqui, ao invés de encher o saco dele.


Frases do tipo chato


"Moto é perigoso"

Viver é que é perigoso. Você pode até morrer! Tudo na vida representa perigo. Vai deixar de sair de casa por causa disso ? Todos estamos correndo riscos nesse momento. Moto tem riscos como tudo na vida. Se você souber o que está fazendo, corre tantos riscos andando de moto quanto andando de carro ou outro meio de transporte qualquer. Se souber realmente o que está fazendo, pode correr ainda menos riscos porque a experiência mostra que muitos motoristas de veículos que utilizamos diariamente não sabem.


"Moto é muito perigoso"

Não não é. É o mesmo nível de risco de qualquer outro transporte se você souber o que tá fazendo.


"Mas moto é mais perigoso que carro"

Dependendo da situação pode ser até mais seguro. O fato das estatísticas percentuais de acidentes com moto serem maiores do que com carro, é causado por muitos pilotos utilizarem a motocicleta sem consciência e de modo inapropriado. O que falta é consciência.


"O problema não é você são os outros"

Concordo. Realmente o problema é galera que fica torrando a paciência. Essa aqui eu não aguento mais ouvir. Falando sério e pra quem não é motociclista, isso é o básico do básico em cima de uma moto. A atitude de um bom piloto de moto é de ficar cuidando o tempo todo com quem está por perto pra ver quem pode se tornar uma ameça para a moto. Sem isso moto é realmente perigoso. Para os motociclistas que não tiverem essa atitude no trânsito eu digo: deixe de pilotar, moto não é pra você!


"O pára-choque da moto é teu corpo"

O pára-choque da moto é minha cabeça e meu braço. Se eu tiver consciência e um mínimo de perícia, eu estou perfeitamente seguro.


"E se fura um pneu ?"

E se o motor o motor pegar fogo ? e se a corrente estourar ? e se cair uma bomba nuclear em cima ? Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais ? QUAL SERÁ AFINAL O SEGREDO DE TOSTINES PELAMORDEDEUS ??????? porra, se você não consegue dar manutenção à sua moto, compre uma moto compatível com seu salário. Pneu novo não estoura. Ponto. Na verdade essa frase é resultado de ignorância sobre como pneus e aros funcionam.


"Nessa velocidade qualquer coisinha no chão é fatal."

Toda velocidade deve ser compatível com o local e a moto utilizada. 300 Km/h pode ser seguríssimo e 60 km/h pode ser uma velocidade alucinantemente perigosa dependendo de onde você esteja. Em uma freeway europeia sem ninguém na pista e com uma Haybusa a 300 km/h eu garanto que estaria em perfeita segurança. Já a 60 Km/h no centro de Fortaleza às 18:30 com qualquer moto muito possivelmente você estará correndo um sério risco de vida.


"De carro já é perigoso, imagina de moto"

Depende com quem você esteja.


Frases do tipo ligeiramente menos chato


"Moto é caixão de defunto"

Caixão de defunto é maternidade. Todo mundo que nasce, morre. O problema não é morrer, é deixar de viver.


"Uma hora acontece"

Uma hora chove, uma hora você tem dor de barriga, em uma hora acontece uma pá de coisa. Essa hora pode chegar pra qualquer um em qualquer lugar. Ande ele de moto ou não.


"Não conte só com a experiência"

Não conto mesmo. Conto com a minha fé também. Mas aí vai de ter fé ou não. Se não tiver, vai contar com o quê além da experiência ? com a sorte ? quem tá de carro também precisa. Falar nisso eu defino sorte como um termo usado por quem não tem fé para a intervenção de Deus.


"E quando chove ?"

Já ouviu falar em capa de chuva ? motociclistas têm capas de chuva que permitem que eles chegem tão secos em algum lugar quanto quem anda de carro.


"Ah mas eu to aqui trabalhando, aqui tem seguranças, díficl acontecer alguma coisa"

Fala isso pro pessoal da TAM que tava trabalhando no prédio perto de Congonhas mês passado.


Frases que você ouve depois de 20 anos em cima de uma moto do tipo chato


"Uma hora carro vira necessidade"

Um bom motociclista não precisa de carro pra nada. Mesmo! Nem pra trazer compras do supermercado, nem pra levar filhos pra escola, nem pra mais nada. Pick-ups podem ser úteis pra cargas grandes, mas carro mesmo não. Pra isso existem side-cars, baús, alforges.


"E filhos ? como você vai levar eles ?"

Duas motos com side-car permitem a um casal transportar 4 filhos. Se tiver mais compra um reboque! Brincadeiras à parte, poucas pessoas têm mais de 1, 2 filhos hoje. Eu mesmo tenho só 1. Com um side-car eu já me garanto pra levar a família inteira. :)


Frases vindas de mulher
(leia-se um tom afetado)


Ai que cheiro de gasolina!!!” (saudações aos donos e ex-donos de RD 350 !!!)

Ai que cheiro de gente fresca!!! Pense como vai ser quando você tentar fazer alguma coisa mais "diferente" com uma dessas. Falow!!!


Acho moto muito desconfortável”

E eu acho você muito feia.


Ai eu não gosto de moto”

E eu não gosto de você!


Perigo depende do nível de consciência e preparo das pessoas envolvidas na atividade em questão. Muitas atividades têm algumas normas de segurança para poderem ser exercidas sem perigo. Para isso existem nas empresas os CIPAs da vida. E isso é para trabalho. Porque pras motos seria diferente ? Para você ter segurança pilotando uma moto precisa possuir alguns requesitos (em ordem de importância):

    1o. e mais importante de todos: Uma personalidade ativa! Ser lerdo em cima de uma moto é fatal! Nem suba.

    2o. Ter medo: O medo é o regulador. É ele que diz se você acelera ou freia. Não perder o medo mesmo depois de ter experiência é o que permite a sobrevivência a longo prazo em cima de uma moto. "Agora eu sou fodão" é uma frase bem conhecida como últimas palavras de vários malucos de plantão. Seja fodão, mas não deixe de ter medo.

    3o. Não se meter a valente: Moto é um veículo frágil. Se afaste. Se um carro vier pra cima de você ele vai te derrubar. Ponto. Por isso você tem que prever o que vai acontecer, o que nos leva para...

    4o. Pensar antes: A atitude em cima de uma moto não tem que ser assim: "Eu tô certo, ele que desvie" e sim "deixa eu me afastar antes que essa anta venha pra cima de mim". Se não, tá sujeito a você ficar todo quebrado no chão querendo discutir quem tem razão. É dever de todo motociclista intuir o que os outros a seu lado vão fazer.

    5o. Não ficar parado em cima da moto: checar constantemente o que está acontecendo em volta, para poder fazer o 4o item direitinho.

    6o. Manter sua moto com boa manutenção: Você pode conseguir uma frenagem com pneus novos e pastilhas em condições que você não conseguiria de outra forma e isso pode realmente salvar sua vida. Tá sem grana ? não deu mesmo ? ainda precisa andar de moto ? Diminua. Ande mais devagar e preste mais atenção. Na metade da velocidade que você costumava andar, você também exige menos de sua moto. Ande a 20 km/h se for preciso e deixe as buzinas pra lá.

    7o. Saber o que tá fazendo: A relação correta de frenagem no asfalto seco é 70/30, ou seja, 70% de frenagem com o freio dianteiro e 30% com o traseiro. Sob chuva a relação não se altera, mas a frenagem fica mais ineficiente. Por isso, diminuir a velocidade e se afastar mais, para possibilitar frenagens mais longas com segurança. Na terra a relação correta é de 50/50%, porque o freio traseiro tem muito mais participação, dependendo do caso, freie mais com o de trás, mas isso só vem mesmo com a experiência. Enquanto você adquire experiência use o 2o. item intensivamente. Acima de 35 km/h você vira o guidão no sentido contrário da curva em toda curva (contra-esterço). Parece estranho ? Tente virar o guidão a 60 por hora numa curva para o sentido dela pra ver o que acontece. Depois cê escreve do hospital me contando beleza ? (não seja idiota de tentar fazer isso certo ?). De qualquer forma se você prestar atenção na curva vai ver que não dá mesmo. Em suma aprenda a pilotar direito.

    8o. Não misture álcool e moto nunca. Aliás não misture álcool com nada. Aliás esqueça que existem bebidas alcoólicas. É o melhor pra você.

    9o. Buzine. Foda-se que o cara vai achar ruim. Buzine. O som é ótimo para tornar a moto mais visível.

    10o. Aprenda sempre, e incorpore isso na sua pilotagem, mesmo que tenha 50 anos em cima da moto. Isso vale pra outras coisas também.

Como dá pra ver, moto não é para todos. Moto é para quem nasceu pra ela. E também não é para marginal. Caso você não saiba, os motociclistas têm valores muito bons: União, Consciência, Aceitação das diferenças, Aproveitar a vida, Comunhão com a natureza, Sinceridade, Autenticidade, são todos valores cultuados pela comunidade motociclística. Motociclismo significa especialmente Amizade.

Por isso quando você estiver perto de um motociclista, seja verdadeiro. Ele tem muito a ensinar e a aprender com você. Não fique falando de desgraças. Se ele já tiver alguns anos em cima de uma moto já vai ter visto o suficiente, porque há muita gente sem consciência por aí. E o motociclismo tem muita coisa de bom para oferecer. Não seja chato. Foque no positivo e não no negativo. Abra seus conceitos. Aceite diferenças. Seja amigo. A essência do motocilcismo constitui-se de experiência e amizade.


Saudações estradeiras!!!


P.S.: Tem algum fâ que consiga me dizer de onde eu tirei "Frases do tipo chato" e "Frases do tipo menos chato" ?

2 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Celular, I hope you enjoy. The address is http://telefone-celular-brasil.blogspot.com. A hug.

Mario Silveira disse...

Até animei com moto...