Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2007

Lauryn Hill e a entrevista para a Rede Globo

A cantora americana Lauryn Hill chega nos próximos dias para algumas apresentações. Dois dias atrás Ancelmo Góis, do jornal O Globo, noticiou que a bela cantora, para conceder entrevista à Rede Globo de televisão, solicitou que seu entrevistador fosse negro. Ao que a emissora, no melhor estilo Ali Kamel de ser, respondeu que contrata por critérios de competência, tal e tal e que não tolera práticas racistas.

Muito bom, muito interessante. É sempre assim e assim fica. É a famosa situação cômoda onde quem está em situação de poder e de comando não se questiona em momento algum do porquê de não haver pessoas negras e de outras origens em determinados espaços.

Agora, sob o argumento de que somos todos miscinegados (miscigenação esta imposta pelo estrupro sistemático de milhares de mulheres negras no passado), a moda agora virou dizer que são os negros brasileiros que estão querendo trazer o ódio e a divisão por raças para o país.

Ora, minha gente, saiamos às ruas. Olhemos quem são os homens que recapeiam asfaltos, quem são os burrinhos-sem-rabo dos grandes centros, as empregadas domésticas e auxiliares de enfermagens. Entremos nos shoppings e vejamos que sãos os atendentes, os garçons nos bares mais chiques; nas posições de mando; na grande imprensa...

Nós sabemos muito bem o que está acontecendo e a isso se dá o nome de reação. Pela primeira vez os negros brasileiros começam a pleitear, sem xororô, sem cabeça baixa, um espaço que é seu. E quem está ocupando esse espaço não vai querer cedê-lo sem discussão. Este é o cerne do problema. O resto é balela e blábláblá.

Quando Lauryn Hill pede um jornalista negro para entrevistá-la ela, sem querer e sem saber, reforça a pergunta do cartunista Maurício Pestana que no portal de jornalismo "Comunique-se" lança: "onde estão os negros em sua redação?". E todos os que o respondem vão dizer o mesmo que diz a Globo, que diz o Kamel, que dizem todos os brancos. Ou seja, os negros não estão nesses espaços porque não se formaram para tal.

Ora, ora, ora, somente se você for negro é que você entenderá como funciona a linha quase invisível que gera separações entre negros e brancos neste país. Somente sendo negro para sentir o que é uma bolsa ser apertada ao seu lado, o que é um motorista de taxi ignorá-lo, o que é a curiosidade das pessoas em um avião para saber o que voce faz da vida...

São sutis as relações raciais no Brasil, mas não pensemos que elas não estão aí. Estão sim. E prova disso é esse debate que estamos tendo agora. Pois o grande problema do país sempre foi jogar para escanteio seus problemas, ao invés de assumi-los, discuti-los e resolvê-los.

38 comentários:

Anônimo disse...

O que os patrocinadores do show de Lauryn Hill vão fazer? segundo o pensamento da turma da Globo? vão boicotar a divulgação do show milionário? vão dizer que a cantora é racista e fomenta o racismo no Brasil, um país que não tem estes problemas? que a TV Globo é pautada pela "democracia racial" ou pela "igualdade racial" ou pela "diversidade étnico-social". Para tais questionamentos sugiro que nos apliquemos nos documentos oficiais que o sr. Doutor e conhecedor de todos os temas ligados à questão racial SR.DR.SupraSumo ALI KAMEL e seus asseclas.

Anônimo disse...

Ouvi uma história num veiculo desses aí que a artista viria ao brasil pela sua fama de pacifismo racial,quem estraga essa festa?Tem uma onda de altos negas daqui quando vão por aí ,quando perguntados da questão dizem não defender guetos ,tal.Aí a mesma questão quando essa mana vem aí,devem envolve-la numa cortina aí ,distrair das tretas nacionais.Eu vejo monte de produção de branquin,e ingresso alto.É produções perifa.Pessoal do centro ta di boa.dilmar

Cé S. disse...

Cara, parabéns pela brilhante e oportuna postagem. A Globo e o resto da mídia oligarquica estão fazendo "jornalismo" (propaganda) digno da Idade Mídia.

Publiquei uma chamada pro teu texto no Blogoleone.

Claudinha disse...

É impressionante como ações afirmativas são distorcidas como racismo contra os brancos por parte da população negra. Mas seria esperar muita coisa da Globo... Quanto mais, não custaria atender à vontade de uma artista. Se fosse uma branca, exigindo ser entrevistada por um jornalista negro, como seria tratado o tema? Como excentricidade? Como fetiche? Ou teria recebido a mesma resposta enviada a Lauren Hill?

Cé S. disse...

Achei tua postagem tão boa que mandei para o Eu Curti, um desses Digg-like onde o público vota e promove matérias submetidas. Vamos ver como o pessoal vai reagir.

Cé S. disse...

Também enviei para o Linkk, pois é melhor do que Eu Curti, ao que parece.

Anônimo disse...

É tudo bahiano meu querido,
veja só, aqui na Europa os festivais de cultura negra.
É esse mesmo o nome que eles dao.
Pinta jornalista negro da Europa inteira, porque os próprios empresários os convidam. Sabem que eles podem explicar melhor o que se passa.
Do Brasil, os brancos e negrinhos que vem balancar as bundinhas aqui na Europa, tao cada vez mais ficando mais baratos porque ainda nao descobriram que a Press-Itamataty ainda está no tempo maravilhoso do Vinicicus exilado.

Anônimo disse...

O Vinicus, é o Vinicius de Moraes, grande diplomata brasileiro por alguns segundos, e eterno diplomata da brasilidade nacional.
Ele é o presidente dos meus sonhos. De um Ipanema possível, onde o "Zaire",nao tá lá só pra vender cerveja e maconha pros nossos filhos de jornalistas do posto 9.

Anônimo disse...

Zaire, meu
querido é a Cruzada Sao Sebastiao, onde nasceu uma de minhas filhas alemas em 1989.
Já havia passado muito tempo do sonho de Dom Helder, de Carlos Lacerda, de Carlo Prestes,
Já havia passado muito tempo do tempo em que direita era direita com honra e esquerda era esquerda com honra.
Capitaes, como o Guimaraes, nao eram permitidos. Nem o microondas global

Anônimo disse...

Parabén pelo comentário vc foi gênial em sua palavras.

Unknown disse...

Lauryn Hil, forçou a barra, dizendo o que não se diz, pois na globo negro só aparece como empregado, bandido ou escravo.
Ações Afirmativas urgente!

Cé S. disse...

Marcio, sua postagem inspirou uma charge bem bacana. Tá lá no Blog do Kayser.

Um abraço, e muito sucesso !

Jens disse...

Beleza. Matou a pau!

Unknown disse...

Adorei a observação da Cantora,a coisa está pra lá de invisível aqui no nosso país.A classe dominante é de um cinismo sem igual e a democracia racial é também uma coisa mais filiada a literatura do que na prática real.A discriminação racial é devastadora e os cargos são especificamente guardados assim como as profissões,tudo loteado,os servis,escravos sociais,inquilinos penintenciários,sem teto/terra,periféricos são sempre os mesmos,é só dar uma olhadinha no congresso,nas assembléias legislativas,nos cursoso universitários de ponta que a verdade é sempre a mesma,todas estas situações falam mais do que as palavras,Os Negros ainda são invisíveis para todos que aqui chegam como no caso da Lauryn Hill e ela sabe que esta verdade existe.Pobre Brasil

Anônimo disse...

Perfeita a posição da Tv Globo, de fato no "melhor estilo Ali Kamel de ser", visceralmente anti-racista.

Quem apóia a marra racista de uma cantora ao querer impor a cor da pele de quem a entrevista, ao contrário da emissora, tolera o racismo e, mais do que isso, o apóia.

Marcio Alexandre M. Gualberto disse...

Claro, João, afinal quem inventou o racismo foram os negros, você não sabia? O Brasil não teve 300 anos de escravidão. O Brasil sempre tratou todos de forma igual, afinal os negros, tal como os italianos também receberam terras e financiamento para se instalarem nas terras brasileiras.

De fato, eu não sei o que esses negros querem se estão tão bem de vida, tão inseridos na economia e na esfera de poder. Só podem mesmo ser marrentos.

Pessoas como você, João, como Kamel, Maggie e Frys da vida é que salvarão o Brasil desses negros raivosos. Afinal, provavelmente é este o maior temos que vocês sempre tiveram: é que os negros saíssem de sua letargia.

Unknown disse...

Mandou bem demais meu caro Marcio Alexandre.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Pessoas como o nosso inimigo joão, são apenas vítimas da alienação do nosso país aos fatos históricos inerentes a escravidão no Brasil, (vide os livros de história utilizados por seus filhos), alienação esta que faz com que pseudo-brancos pensem que auto- afirmação é sinônimo de racismo, simplesmente não entendem que um povo que foi arrancado do seu continente e inserido num mundo esteticamente branco, inclusive os seus ícones religiosos, precisa assimilar que apesar da boneca de infância, da apresentadora do programa infantil e dos ícones religiosos serem brancos e afilados
o verdadeiro DEUS os criou também a sua imagem e semelhança.

Anônimo disse...

Cara, valeu te pegar seu link numa comunidade no orkut e vi aqui! Um bom textro, fica até dificl escrever sobre o episódio. Fostes Perfeito

Anônimo disse...

Se fosse eu pedindo um jornlista branco, seria processado por racismo

Anônimo disse...

É impressiosante, quando uma atitude polêminca mexe tanto com o EGO da classe dominante, só porque a nossa artista teve uma preferência e por sinal de "livre arbítrio" as pessoas ficam indignadas. Talvez ela queira saber, ou promover algum repórter afrodescedente que não tem ao menos espaço na mídia, facista e porque não dizer racista, pois negro no Brasil só faz mais sucesso quando é esculachado na TV, mas como nos EUA eles GRITAM, se equiparam as classes dominantes.

Porém no nosso Brasil, muitos preferem se escandalisar por uma PREFERÊNCIA, quer seja racista ou não foi autêntica. OS RACISTAS que mutilaram a cultura e paulatinamente o fazem, não declaram isso aos cantos, fazendo as acepções ? Qual o real problema ?? Ela nem precisar da GLOBO para se promover, basta os Brancos, Negros, Amarelos, Mestiços imaginarem onde ela irá se apresentar que irão lá se dobrar aos pés, pois ela é uma ARTISTA.

Mat Freitas disse...

É racismo, meu velho. Mas, mesmo assim, tu podes achar que todas essas circunstâncias que comentaste justique o racismo praticado pela Lauryn Hill.

Anônimo disse...

Eu concordo plenamente com o senhor Alexandre, pois comenta a situação que o Brsil se encontra em tal momento.Ademais, avaliso todas as palvras transcritas por Alexandre no que conserne às referências perjorativas ao negro.
O negro de classe médiA,até descobrirem o que ele faz profissionalmente é taxado como "empregadinho", mulher de programa, ou traficante de dorgas.Portanto, jamais é questionada a tal da competência anunciada pela Rede Globo.
Defendo também a postura da cantora Lauryn Hill, pois começa assim a se abrir novos caminhos para o negro no mercado de trabalho não só no jornalismo ou na televisão,mas também da advocacia, medicina , enfim.
Esse assunto envolve muitas questões sociais que devem ser discutidas pela populção.
Gabriela.F.Fernandez

Anônimo disse...

Mauricio... você é tão ridiculo quanto a tal da Laurin Hill, seja ela quem for.... SEMPRE vão existir vagas para "Olhemos quem são os homens que recapeiam asfaltos, quem são os burrinhos-sem-rabo dos grandes centros, as empregadas domésticas e auxiliares de enfermagens."

e quem continuará a exerce-las serão as mesmas pessoas: PESSOAS DE BAIXA renda.... brancas ou pretas.... nos EUA são os latinos que fazem isso... em Portugal, os brasileiros... no Japão, os "nãossei" da vida... no DF e RJ, os nordestinos.... em SP, além desses, temos agora os bolivianos...

Se enxerga rapá! Seu racista nojento...

Anônimo disse...

acho que ela não tem fãs brancos também? só pretos vão no show dela... ???

Anônimo disse...

Attгactiνe sесtion οf content.
I just stumbled upоn your weblog and in aсcessiоn capital to assеrt that I
acquire іn fаct еnjoyеd account your blog pοsts.
Аnyway I wіll be subscribing to уоuг feedѕ аnԁ even I achiеvement you acсess cοnѕiѕtеntly fаst.


Check out my webpage :: blackraspberry.w3bookmarks.com

Anônimo disse...

Cool blog! Is your theme cuѕtοm made or did you doωnloaԁ it fгom
ѕomewheге? Α design lіke yours with а few simplе аdjuѕtеmentѕ ωould reаlly make mу blοg stаnd оut.

Please let me knοω where yοu got уour themе.
Тhаnks a lot

my blog post - Www.Prweb.Com
My web page: click through The Next website page

Anônimo disse...

I do not еven know hoω I ended up here, but
I thought thiѕ post waѕ good.

ӏ don't know who you are but certainly you're goіng tο a famous blogger if you
aгe not alrеady ;) Cheеrѕ!


Here is my sіtе :: silk'n reviews

Anônimo disse...

Unquestionаbly believe that thаt you stated.
Yοur favourite justification seemed to
be аt thе inteгnet the simplest thіng to take
note of. I say to yоu, Ι defіnitely get iгked
even аs otheг ρeople think about concerns that they рlainly do not understand abоut.

You managed to hit the nail upon the top aѕ
well aѕ outlіned out the entіre thіng with no need side еffect ,
folks could take a signal. Wіll likely be back to gеt more.
Thanks

Feel fгee to surf to my web-ѕite: http://www.kktsd.jp/tsd/userinfo.php?uid=6334

Anônimo disse...

Thanks deѕigneԁ for sharing such a gooԁ thinking,
pіeсe of writing is good, thats ωhy
i have read it entirely

Αlѕo visit mу sіtе - www.panoramaboard.de

Anônimo disse...

Hеyа exсellent website! Doeѕ
running а blog ѕimilar to this requіre
a lοt of work? ӏ've no expertise in programming however I was hoping to start my own blog soon. Anyways, should you have any ideas or tips for new blog owners please share. I understand this is off topic however I just had to ask. Appreciate it!

my homepage www.adsoasis.com

Anônimo disse...

I could not refraіn from commеnting. Wеll written!


Also visit my blоg ρost ... texprint.org.uk

Anônimo disse...

Hi I am so hаρpу I found yοur ωeblog, I really found
you bу error, while Ι was lookіng on Yahoο for sοmethіng elѕе,
Anyways I аm heге now and wοuld
just like to say many thanks fοr a increԁible post and a all rοund thгіlling blog (I аlso love the
theme/desіgn), I don't have time to look over it all at the moment but I have bookmarked it and also added your RSS feeds, so when I have time I will be back to read more, Please do keep up the great work.

Feel free to surf to my website: V2 Cigs reviews

Anônimo disse...

Thаnk yοu foг any other іnfoгmatіѵe site.

Wherе elsе maу just I аm getting that
type of infοrmаtion wrіttеn in ѕuch а perfect mеans?
I've a project that I'm just now runnіng on, and I've been at the glance out for such information.

Look at my page [url=Http://www.sfgate.com]http://www.sfgate.Com

Anônimo disse...

These oils are applied for massaging the areas impacted by Cellulite.
If you have a negative back again, sit-ups and crunches
are probable to worsen it.

My page ... flex mini coupon

Anônimo disse...

These don't operate and are a waste of cash. The finest way to ease pain is by stimulating the muscle so that it can heal.

Also visit my website - the flex mini reviews

Anônimo disse...

Аmazing! Its гeаlly awesome article, I have got much clear idea аbout frоm this pаrаgгaph.


Here is my wеb-site :: V2 Cigs Reviews