Páginas

segunda-feira, 1 de março de 2010

Das mandingas do futebol - Vídeo institucional da Nike dá aula de respeito à diversidade religiosa

Ao longo dos últimos anos nos acostumamos a ver os atletas brasileiros professarem sua fé. Nos anos de 1980 eram os atletas de Cristo, Baltazar à frente, que faziam questão de mostrar comportamento diferenciado em campo condizente com a prática cristã fora dele. De uns anos pra cá ao comemorarem seus gols os atletas saem em direção às câmeras para mostrar camisetas com dizeres religiosos, fazem oração no meio de campo, se benzem, fazem o sinal da cruz, rezam juntos, enfim... Todos afirmam sua fé.

Neste ano de 2010, em que a Copa da Mundo será realizada no continente africano, em que a campanha "Quem é de Axé diz que é" começa a ganhar as ruas para resgatar a auto-estima dos praticantes das religiões de matrizes africanas para que estes afirmem sua identidade religiosa frente ao Censo do IBGE, é importante que um vídeo como o da Nike demonstre que evangélicos, candomblecistas, espíritas e praticantes de outras tradições religiosas possam não só conviver em harmonia num grupo, como podem tornar este grupo vencedor e merecedor de conquistar uma Copa do Mundo.

Que venham as mandingas, as macumbas, as rezas e orações. Que venha a Copa do Mundo. Mas, e principalmente, que venha o respeito à diversidade religiosa em nosso país.

Veja aqui o vídeo:


Mandingas é a mais nova e polêmica campanha da Nike!
Fonte: You Tube
Quem é de Axé diz que é!

2 comentários:

Paloma disse...

Simplesmente lindo!!

Vaneide disse...

Meu Brasil, mistura de tudo, respeito a todos. Axé,Amém,Shalom,Namaste,Aleluia etc...